• 75 3023.9999

Blog da Niro

Tratamento de Canal: cuidados após o procedimento

Tratamento de Canal: cuidados após o procedimento

O tratamento de canal é um procedimento temido por muitos pacientes. Contudo, quando é realizado por um profissional qualificado, não há o que temer. Mas, para que o canal seja um sucesso, o paciente também precisa tomar alguns cuidados após o procedimento. Sendo assim, criamos este artigo especificamente para falar sobre isso. Confira!

Mas, afinal, o que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento que visa solucionar problemas relacionados com a polpa dentária, a parte central do dente, região é formada por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

A polpa sofre necrose quando passa por algum tipo de lesão e essa não é tratada. Nesse caso, as consequências se tornarão mais graves com o passar do tempo caso o problema não seja tratado, podendo até comprometer parte da mandíbula do paciente em casos mais extremos.

Sendo assim, o canal permite aos endodontistas, especialistas que cuidam da polpa dentária, uma maneira segura e eficaz de salvar a polpa dentária e evitar que o problema aumente.

Quais os cuidados necessários após o tratamento?

Para que o sucesso do tratamento esteja garantido é importante que o paciente tome certas medidas preventivas após a operação. Existem três cuidados básicos que são indispensáveis nesse momento e eles estão diretamente associados à:

  • Alimentação: é importante evitar morder alimentos duros;
  • Higienização: a higiene bucal deve ser realizada normalmente seguindo as recomendações do seu dentista.
  • Medicações e repouso: tomar as medicações prescritas pelo dentista é de extrema importância para evitar futuras complicações, assim como ter repouso após o tratamento de canal.

Vale ressaltar que o tratamento de canal é uma cirurgia dentária. Por isso, inchaço, dor e até mesmo hematomas na região podem ser reações comuns. Mas, quando os devidos cuidados pós operatórios são tomados, essas reações podem ser minimizadas.

Veja Também