• 75 3023.9999

Blog da Niro

Rinoplastia: tudo o que você gostaria de saber

Rinoplastia: tudo o que você gostaria de saber

A rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no mundo todo, seja por questões estéticas ou funcionais. Você tem vontade de fazer uma rinoplastia? Criamos este artigo com as informações mais importantes sobre esse procedimento para você tirar as suas dúvidas.

Confira!

A rinoplastia pode ser indicada para harmonizar o nariz com o conjunto do rosto, quando existe alguma alteração estrutural que impeça o nariz de realizar a sua função, ou em ambos os casos.

Dentre os objetivos estéticos, os mais comuns são: redução de tamanho do nariz, da giba do dorso nasal (aquela elevação no meio do nariz que mais perceptível quando estamos de perfil), diminuição da largura, alterações da ponta nasal e modificações da asa nasal e narinas.

Mas, a rinoplastia também pode ter como fim correções da estrutura nasal para aumento do fluxo de ar pelas narinas e melhora do padrão respiratório. Sendo assim, o procedimento pode ser indicado em casos de desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais, por exemplo.

O pré-operatório

Antes de realizar o procedimento, é preciso cumprir algumas solicitações, como por exemplo:

  • Realização de alguns exames, como hemograma, testes de coagulação e cardíacos;
  • Em alguns casos, tomografia dos seios nasais;
  • Suspender o fumo e o consumo de bebida alcoólica.

Vale ressaltar que pode ser necessário suspender o uso de alguma medicação que o paciente faça uso. Contudo, isso só deve ser feito com a autorização médica. Ok?

O procedimento

Esse é um procedimento que não é considerado de alta complexidade. A cirurgia dura cerca de 2 a 3 horas e a anestesia pode ser local ou geral. E, na maioria dos casos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Entretanto, é necessário escolher um profissional de confiança e um local adequado e regulamentado para fazer a cirurgia.

O pós-operatório

A recuperação da rinoplastia costuma ser rápida e tranquila. É necessário que o paciente use o curativo por cerca de uma semana e tome as medicações prescritas pelo cirurgião rigorosamente.

Ademais, é importante destacar que é comum haver inchaço no local, o que pode causar dificuldade de respirar pelo nariz. Contudo, com o repouso e uso das medicações, esses incômodos costumam melhorar com o passar dos dias.

O paciente pode retornar às atividades habituais após um período relativamente curto: média de 7 a 14 dias para o trabalho e de um mês para realização de atividades físicas.

E aí, o que achou do nosso artigo? Ficou ainda mais interessado no procedimento?

Marque uma consulta com um de nossos Otorrinos e saiba mais sobre a rinoplastia. Fale conosco no WhatsApp (75) 99279-5147, ou deixe uma mensagem com o seu contato no nossos chat, aqui mesmo, no canto direito do site!

Veja Também