• 75 3023.9999

Blog da Niro

BIOFILME BACTERIANO E CÁLCULO DENTAL: QUAL É A DIFERENÇA?

BIOFILME BACTERIANO E CÁLCULO DENTAL: QUAL É A DIFERENÇA?

O acúmulo de biofilme bacteriano (placa bacteriana) e cálculo dental nos dentes é um problema bastante comum. Muitas pessoas podem confundir e pensar que se trata do mesmo problema, porém não é verdade. Mas afinal, qual a diferença entre cada um desses casos? Uma coisa é certa que ambos têm em comum: podem ser evitados com uma boa higiene bucal, com escovação após as refeições e uso do fio dental diariamente.

A diferença entre biofilme bacteriano e cálculo dental nos dentes

Muitas pessoas perguntam ao cirurgião dentista se existem diferenças entre biofilme bacteriano e cálculo dental nos dentes. Esta é uma excelente pergunta. O acúmulo de biofilme bacteriano e de cálculo dental nos dentes são problemas dentários comuns. O acúmulo significativo de biofilme bacteriano pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. o cálculo dental é o biofilme calcificado. Conhecer as considerações pode ajudar a cuidar dos teus dentes de forma mais inteligente.

As considerações sobre o biofilme bacteriano

O biofilme bacteriano é uma película pegajosa e incolor que contém bactérias que se acumulam naturalmente na superfície dos dentes, especialmente ao longo da linha da gengiva no período de quatro a 12 horas após a escovação. Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem combinar-se com as bactérias existentes no biofilme bacteriano para libertar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e causam a sua deterioração, o que pode, posteriormente, causar cáries. As bactérias existentes no biofilme bacteriano também podem contribuir para a doença das gengivas, como a gengivite. A escovação e uso do fio dentário regularmente são as ferramentas mais eficazes na luta contra o biofilme bacteriano. Se não for removida diariamente, o biofilme acaba por se acumular e endurecer, transformando-se em cálculo dental.

Veja Também