• 75 3023.9999

Blog da Niro

Otorrino: você está limpando seus ouvidos direito?

Otorrino: você está limpando seus ouvidos direito?

Manter os ouvidos limpos é essencial para evitar problemas na região. Por isso, desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre como limpar o seu ouvido direito.

Confira!

Em primeiro lugar, é preciso desmistificar a ideia de que o cerume é sujeira.

Afinal, a cera é muito importante para o bom funcionamento do ouvido. Seu aspecto oleoso retém objetos e impurezas, funcionando como uma barreira de proteção na entrada do ouvido. Além disso, sua existência dificulta a entrada de água, que poderia trazer consigo microrganismos e sujeira, causando infecções.

Sendo assim, a limpeza ideal e mais recomendada para os ouvidos, deve ser apenas em sua parte externa.

Como fazê-la?

Você pode usar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico apenas aonde o seu dedo consegue alcançar. Limpar externamento os ouvidos é suficiente para remover a cera que já foi eliminada pelo organismo.

Além disso, vale ressaltar que as hastes flexíveis, ou qualquer outro objeto, não devem ser inseridas no canal auditivo. Pois podem lesionar as estruturas internas do ouvido.

Ademais, existem algumas situações em que você deve procurar um médico Otorrino para fazer uma limpeza mais profunda. Como por exemplo: quando a cera estiver bloqueando o canal auditivo, que se manifesta com dificuldade de audição, sensação de entupimento e, em pessoas mais susceptíveis, até tontura.

E lembre-se: a Niro Health Center conta com uma clínica médica de Otorrino, com uma estrutura completa, equipamentos de ponta, day hospital e profissionais altamente qualificados para proporcionar-lhe o melhor atendimento. Confira.

Veja Também