• 75 3023.9999

Blog da Niro

Odonto: sinais e sintomas de cárie dentária

Odonto: sinais e sintomas de cárie dentária

A cárie dentária é um dos problemas bucais mais comuns em todo o mundo. Neste artigo, separamos os principais sinais e sintomas da cárie para você ficar atento. Além disso, no final do texto, confira algumas dicas de prevenção. Vamos começar?

Afinal, o que é cárie?

As cáries são orifícios e lesões na estrutura do dente. Elas ocorrem quando, por conta da falta de higiene bucal, há um acúmulo do ácido produzido pelas bactérias bucais que “comem” os restos de comida em nossa boca.

Quais os sinais e sintomas?

Cada cárie é um caso específico. Ou seja, os sinais e sintomas das cáries dentárias podem variar, dependendo da sua dimensão e localização.

Normalmente, quando a cárie está no início, a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma. Conforme o dano aumenta, é comum que os pacientes apresentem os seguintes indícios:

  • Dor de dente;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dor leve ou aguda ao comer ou beber;
  • Orifícios visíveis nos dentes;
  • Coloração escura em toda a superfície de um dente;
  • Dor ao morder.
Como prevenir esse problema?

A melhor forma de prevenir a cárie dentária é manter uma rotina diária de cuidados com a higiene bucal. Ou seja, escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental diariamente, reduzir o consumo de açúcar e visitar o seu dentista regularmente.

Ademais, vale ressaltar que, se você apresenta algum dos sintomas relatados acima, procure um dentista. Somente este profissional pode avaliar o seu quadro, diagnosticá-lo e prescrever o tratamento correto.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos!

E lembre-se: nós temos uma clínica odontológica completa, com especialistas em diversas áreas e uma estrutura moderna para melhor atendê-lo. Confira nossas especialidades aqui e agende uma consulta pelo nosso chat, aqui mesmo no site, na página principal.

Veja Também