• 75 3023.9999

Blog da Niro

MENTOPLASTIA (Queixo)

MENTOPLASTIA (Queixo)

Muitas pessoas que apresentam o queixo pouco projetado, pequeno, são insatisfeitas com sua aparência facial.

A mentoplastia é uma cirurgia que corrige as alterações de contorno do mento, ou seja, do queixo.

Geralmente é feita no intuito de aumentar o mesmo, porém sua redução pode ser feita em casos de pessoas com mento de projeção exagerada.

O melhor candidato para a mentoplastia é aquele que apresenta boa oclusão dentária. Aqueles com distúrbio de oclusão, a cirurgia na mandíbula e ortodontia, associados à mentoplastia, podem ser indicadas.

Antes da cirurgia, o cirurgião e paciente discutem o que pode ser esperado de uma forma realista, assim como possíveis riscos e complicações. Um relatório completo é feita no dia da primeira consulta. O tipo de anestesia e o procedimento são também discutidos. Algumas instruções pré-operatórias incluem a descontinuação do uso de certos medicamentos, assim como parar de fumar. Um xampu antisséptico é usado na véspera. Fotografias são tiradas para planejamento cirúrgico.

O procedimento pode ser realizado sob anestesia geral ou local.

Há basicamente dois tipos de mentoplastia de aumento; um envolve o avanço do próprio osso do queixo, e o outro o uso de um implante. No primeiro caso, uma incisão é feita dentro da boca e a parte inferior do osso é avançada, de acordo com a necessidade do caso. A incisão é fechada com alguns pontos e um curativo externo é aplicado. No segundo caso, uma incisão é feita dentro da boca ou externamente, abaixo do mento, e o implante (de tamanho adequado) é introduzido. A incisão é fechada com alguns pontos e um curativo externo é aplicado.

A alta é dada no mesmo dia ou no seguinte. Dor relacionada com esta cirurgia é mínima e quando existente controlada com analgésicos locais. Algum edema (inchaço) local pode ocorrer e que desaparece com o passar dos dias. Manter a cabeça discretamente elevada quando deitado ajuda a diminuir o edema. Compressas geladas locais também são recomendadas.

Pode ocorrer certa dificuldade para mastigar e escovar os dentes na primeira e eventualmente segunda semana e uma diminuição da sensibilidade local.

Veja Também