• 75 3023.9999

Blog da Niro

CIRURGIA DA ATM

CIRURGIA DA ATM

As dores oro faciais encontram-se entre as patologias mais frequentes na clínica odontológica estando, em grande parte , relacionadas aos problemas da Articulação Temporo Mandibular – ATM.

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

Em sua grande maioria as DTMs são tratadas clinicamente, com utilização de aparelhos intra orais, mudança de alguns hábitos e fisioterapia.

Com procedimentos minimamente invasivos, realizados com auxilio de video artroscopia, limpeza e medicação das articulações as dores podem ser reduzidas e, muitas vezes, totalmente eliminadas.

As cirurgias diretas na articulação ( técnica aberta )  se fazem necessárias para que a fisiologia articular e a função sejam reestabelecidas, eliminando a dor. Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo: Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores; e nos casos de Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento ,  nos casos de grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento e também nos casos em que os discos articulares ( menisco da articulação temporo mandibular ) encontra-se deslocado levando a dor articular ou travamento da boca

O cirurgião Bucomaxilofacial , é o profissional indicado para as cirurgias, video artroscopias, , artrocenteses de ATM  e discopexia da ATM, buscando a resolução dessa debilitante condição.

Veja Também