• 75 3023.9999

Blog da Niro

Amigdalite: quando operar?

Amigdalite: quando operar?

A amigdalite é a inflamação das amígdalas. Normalmente, esse problema é causado pela ação de vírus ou bactérias na garganta. E, em alguns casos, a cirurgia de retirada das amígdalas é necessária para solucionar essa questão. Quer saber quando o procedimento cirúrgico é a melhor solução? Confira!

Amigdalite

Como dissemos, a amigdalite é a inflamação das amígdalas,  gânglios linfáticos presentes no fundo da garganta que fazem parte do nosso sistema imunológico. Esse tipo de infecção pode ser causado por bactérias ou vírus e, normalmente, causa sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir, garganta vermelha e inchada e febre.

Geralmente, o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Entretanto, quando as crises tornam-se frequentes, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Então, quando é necessário operar?

Por conta do avanço dos medicamentos para tratar do problema, a cirurgia de retirada das amígdalas, amigdalectomia, teve uma queda nas indicações. Mas,  ela ainda é  indicada quando as amígdalas acarretam algum prejuízo para o paciente (respiração, sono, alimentação, fala) ou quando as infecções se tornam frequentes.

Existem contraindicações?

As principais contraindicações à cirurgia são anemias e alterações da coagulação. Como existe o risco de sangramento durante a cirurgia, pode haver uma piora da anemia. Já as alterações de coagulação podem aumentar as chances de sangramento.

Entretanto, cada caso deve ser avaliado de forma individualizada, buscando-se a causa do distúrbio e tratamento adequado.

Por isso, é extremamente importante consultar um Otorrino tanto em casos de amigdalites isolados, quanto em eventos persistentes. Somente este profissional pode avaliar o seu quadro e indicar o melhor tratamento: medicamento ou cirúrgico.

E lembre-se: a Niro Health Center conta com uma clínica médica de Otorrino, com uma estrutura completa, equipamentos de ponta, day hospital e profissionais altamente qualificados para proporcionar-lhe o melhor atendimento. Confira!

Veja Também