• 75 3023.9999

Blog da Niro

5 dicas para manter a escova de dente livre de bactérias

5 dicas para manter a escova de dente livre de bactérias

Uma coisa é fato: a escova de dente é um item essencial para manter a saúde bucal. Entretanto, se não for bem conservada, ela pode se tornar a morada de microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, separamos 5 dicas para você manter a escova de dente livre de bactérias e germes.

1. Sempre higienize a escova antes e após o uso:

Para fazer a higiene na escova de dente é preciso deixá-la mergulhada no enxaguante bucal por alguns minutos, ou lavá-la em água corrente. Depois, é só remover o excesso de líquido e usá-la ou guardá-la.

Além disso, para armazená-la de forma correta, o recomendado é deixá-la na posição vertical, com a cabeça para cima.

2. Jamais compartilhe a sua escova de dente com outra pessoa:

A escova de dente é um item de higiene individual. Se você compartilhar a sua com outra pessoa, estará expondo a sua boca a uma maior quantidade de bactérias. Ademais, o risco de contrair doenças e infecções bucais também aumenta.

Por isso, se vai viajar ou dormir na casa de alguém, leve sua escova ou compre uma nova no local de destino.

3. Evite colocar todas as escovas da casa juntas:

É comum, na maioria das residências, as escovas todas as escovas de dente serem armazenadas em um mesmo local. Contudo, esse é um hábito perigoso. Isso porque o contato entre as escovas permite a  troca de germes e bactérias entre as escovas. Ou ainda a transmissão de doenças, como a própria gripe.

4. Não coloque sua escova de dente em contato com a pia ou o vaso sanitário:

A pia do banheiro e o vaso sanitário são locais com uma grande concentração de microrganismos. Por isso, não é recomendado colocar a sua escova de dente nesses lugares. Afinal, depois, você estará levando todos esses germes diretamente para a sua boca.

5. Troque a sua escova de dente a cada 3 meses:

Sim, escova de dente tem prazo de validade. Após um certo tempo, as cerdas se desgastam e não realizam a função de limpeza com eficiência. Além disso, com o tempo a concentração de bactérias na escova torna-se cada vez maior.

Por isso, o recomendado é que você troque a sua escova de dente a cada 3 meses, ainda que ela pareça estar em bom estado.

Por fim, é preciso relembrar que para ter um sorriso bonito e saudável é preciso manter bons hábitos diariamente. Um desses hábitos é cuidar dos itens de higiene. Por isso, não deixe de lado os cuidados com a sua escova dental, coloque nossas dicas em prática!

Veja Também